quarta-feira, 24 de junho de 2009

Chamados à Comunhão Parte I



“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor” 1 Coríntios 1:9

Deus nos chamou para vivermos em comunhão com Ele e com nossos irmãos! Este é um chamado muito belo, e nós vemos este espírito bem presente na Igreja Primitiva, onde algo que eles mais prezavam era a comunhão genuína e sincera, aquela que faz o nosso coração descansar na companhia de nosso Pai e de nossos irmãos.
Mas o que realmente seria comunhão? O que isto significa? E porque devemos viver em comunhão? Vamos considerar, brevemente, o significado da palavra mais comum no Novo Testamento para comunhão é “koinonia”, esta palavra expressa basicamente três sentidos básicos e correlacionados:
1)Partilhar, ou doar alguma coisa a alguém (2 Co 9:13); 2)Receber, uma partilha ou doação de Alguém (2 Co 8:23; Lc. 5:10; Hb. 10:33); 3)Compartilhar algo com alguém, isto é, dar e receber (At. 2:42; Gl.2:9; 1Jo 1:3ss).
Quando ela é aplicada a relacionamentos, geralmente se refere ao ato de compartilhar. Isto deve ser bem evidente em nossos relacionamentos, tanto com Deus, quanto com nossos irmãos.
Por exemplo, quando nos relacionamos com Deus, nos achegamos a Ele através de nossas orações, e Ele vem a nós através da sua palavra; Ele nos salva, nos abençoa, e nós devemos glorificá-lo, bendizermos o Seu nome; Ele nos oferece sua vontade que é boa, agradável e perfeita, e nós devemos oferecer-lhe o nosso culto racional, que deve ser: Vivo, Santo e Agradável a Deus (Rm. 12:1-2).
No nosso relacionamento com os nossos irmãos não deve ser diferente, deve haver um relacionamento recíproco e espontâneo entre todos nós.
E podemos pensar em três motivos para vivermos numa comunhão constante com nossos irmãos:
1º - Porque é essencial para se desfrutar da comunhão com Deus!
Os Filhos de Deus o representam na terra. A forma como tratamos os seus filhos é como se estivéssemos tratando a Deus. O nosso tratamento mútuo mostrará o quanto desejamos viver em comunhão com Ele. (Mt. 10:40-42; 25: 34-40; 1 Jo. 4:20;).
2º - É um dos propósitos de Deus para a sua Igreja!
Jesus afirma que um dos propósitos da sua morte foi unir em um só corpo os filhos de Deus que andam dispersos. (João 11:51-52); Além disto, Jesus Demonstrava um desejo muito forte que sua Igreja vivesse em plena unidade e comunhão ( João 17:20-23)
3º - A Bíblia nos exorta claramente!
Em todas as partes da Bíblia encontramos exortações à comunhão dos crentes. Em 1 Pedro 3:8 a comunhão é tratada como “igual ânimo”, “compadecidos”, “fraternalmente amigos”, “misericordiosos” e “humildes”. E não há dúvidas de que estes elementos são essenciais para que possa haver comunhão. Em Efésios 4:1-6 novamente aparecem alguns elementos importantes, e novamente aparece a “humildade”. Mas há um apelo muito forte aos efésios que preservem a unidade(v.3). Este versículo além de apelar a comunhão. Afirma que o “viver em unidade” é “viver de modo digno do evangelho de Cristo”.
Tenho certeza que todos nós já sabíamos disto muito bem. Mas sempre precisamos relembrar, e reavaliar a nossa vida diariamente através das Escrituras. Façamos isto, então, vamos avaliar como está a nossa comunhão com os nossos irmãos, como temos nos tratado uns aos outros, e acima de tudo como anda a nossa comunhão com o nosso Deus.