Sem dúvidas, nós que cremos no Senhor Jesus, temos a certeza da vida eterna.
Até porque a convicção da salvação de nossas almas é o que a Bíblia denomina “fé”, e é o que Deus exige para salvar o homem (Ef. 2:8).
Mas quando receberemos a vida eterna? Quando passaremos a desfrutar da promessa de salvação?
Muitas vezes esperamos desfrutar a vida eterna após a nossa morte. Afinal não é a partir deste momento que teremos a vida eterna?
Absolutamente, não! A Bíblia declara que Quem crê no Filho tem a vida eterna (Jo. 3:36). Note que quem crê no Filho não terá a vida eterna, mas já a tem. Muitas vezes pensamos que esta vida que desfrutamos agora é uma, e a vida lá no céu será outra, mas isto não é verdade.
Hoje nós já vivemos a vida eterna. Quando partirmos, para encontrarmos com Cristo, continuaremos a viver esta vida. Claro que ainda cometemos pecados, somos fracos, e isto será uma realidade até o dia do nosso encontro com nosso Senhor. E quando o encontrarmos então “seremos semelhantes a Ele” (1 Jo. 3:2) isto é não cometeremos mais nenhum pecado.
Mas precisamos aproveitar os dias que nos restam nesta terra para vivermos a nova vida. Paulo tinha este propósito, e afirmou que não vivia mais, porém Cristo vivia nele (Gl. 2:20). O Fato de já possuirmos a salvação nos obriga a desenvolvê-la nesta vida, e não esperarmos para consumá-la com a morte (Fp. 2:12).
Poderíamos lembram ainda que o próprio Senhor Jesus definiu claramente para nós em que consiste a vida eterna: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Jo. 17:3). Será que só conheceremos a Jesus e ao Pai quando morrermos, ou já os conhecemos? Esta resposta a nossa vida e testemunho nos dá. Conhecer não é apenas ter uma “vaga noção” mas é gozar de um “relacionamento íntimo”, e este relacionamento já deve estar presente em nossas vidas, ou então...
Outrossim não devemos esquecer que se alguém está em Cristo é nova criatura (2 Co. 5:17). Não há desculpas para vivermos uma vida cristã relaxada, sem compromisso com Deus, ou ainda segundo a nossa vontade. Afinal de contas, o que representa a vida eterna para nós?